quarta-feira , 25 dezembro 2024
Sem categoria

Crescem focos de incêndio registrados em Goiás no mês de agosto

O mês de agosto já ultrapassou a média diária de 62 ocorrências de incêndio em vegetação florestal em todo o Estado de Goiás, de acordo com as estatísticas do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Os números se referem até o último dia 19, quando um total de 1.193 incêndios florestais foram combatidos pelos militares em Goiás.

As estatísticas apontam um aumento na média diária. Para se ter uma ideia, até o último dia 16, a quantidade de ações de combate a incêndio florestal era de 932, o que dá 58,25 de ocorrências por dia, em média. Apenas neste final de semana, pelo menos duas ocorrências foram registradas pelos Bombeiros. Em um trabalho que durou cerca de 18 horas, sete militares do posto de atendimento avançado da Operação Cerrado Vivo, de Alto Paraíso, na Região Nordeste de Goiás, tiveram de se deslocar até a zona rural de São João D´Aliança para combater um incêndio na Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central.

Apesar do aumento no número de ocorrências neste mês de agosto, os números somados pelos Bombeiros ainda estão abaixo do que foi registrado neste mesmo mês de 2020, embora a estatística conta todos os 31 dias do período. Naquela ocasião, em todo o Estado os militares foram acionados 2.174 vezes, o que dá uma média diária de 70,12 incêndios para o mês, ainda acima da atual. No entanto, em julho deste ano, o número de incêndios florestais foi maior do que o verificado no mesmo período de 2020.

Houve no período mencionado 1.737 incêndios, ou seja, cerca de 56 a cada dia. Já neste ano, os Bombeiros registraram 1.850 ocorrências, o que eleva a média diária de incêndios florestais em julho para 59,67. Válido ressaltar que o período mais crítico da seca em Goiás tem sido esperado para o mês de setembro, quando também se verifica um aumento no número de incêndios nas vegetações. Isso ocorreu em 2020, quando se deu o maior número de ocorrências deste tipo em um mesmo mês, chegando a 2.637, ou seja, 87,9 incêndios, em média, por dia. Em 2021, os bombeiros já registraram 5.545 atendimentos de incêndios florestais em Goiás. Para se ter uma ideia, o número de incêndios urbanos neste mesmo período chega a 2.065. Neste caso, o recorde de ocorrências por mês, até então, também foi em julho, com 326 atendimentos. Em agosto foram 214 até o dia 19.