O ex-presidente da República, Michel Temer (2016 – 2019), elogiou o Hospital Municipal de Aparecida (Hmap) nesta quarta-feira, 25, quando recepcionou o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, em Brasília. Também estavam presentes o deputado estadual Paulo César Martins (MDB-GO) e o presidente nacional do MDB e deputado federal pelo Estado de São Paulo, Baleia Rossi.
Temer questionou Rossi sobre a unidade de saúde, “você conhece o hospital lá?”. Com a negativa do parlamentar, o ex-presidente emendou: “coisa maravilhosa”. O deputado goiano Paulo César Martins completou: “coisa de primeiro mundo”.
“Essa declaração do ex-presidente nos enche de orgulho e aumenta ainda mais nossa responsabilidade enquanto gestores públicos. Continuamos trabalhando arduamente para oferecer o melhor atendimento à nossa população”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha após o elogio de Michel Temer.
Em dezembro de 2018, o Hospital Municipal de Aparecida foi inaugurado pelo prefeito Gustavo Mendanha com a presença do então presidente Michel Temer. A unidade, que é referência para 55 cidades goianas, foi entregue à população com 230 leitos, sendo 30 UTI’s, 20 leitos destinados à urgência e 180 apartamentos que entraram em funcionamento paulatinamente ao longo de 2019.
O Hmap foi criado com capacidade para realizar cerca de 1,2 mil atendimentos de emergência, 11 mil atendimentos ambulatoriais e 25 mil exames mensalmente. A unidade foi estruturada para oferecer atendimento especializado nas áreas de pediatria, ortopedia, cardíaca, urológica e de pneumologia.
Hoje, o Hospital é referência no atendimento e tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19, recebendo pessoas de Aparecida e também de outras cidades do Estado pactuadas pela rede do Sistema Único de Saúde. “Se não tivéssemos o Hmap, certamente teríamos sofrido ainda mais o impacto da doença em Aparecida. Agradeço ao ex-presidente Temer por ter ajudado a inaugurar o hospital em 2018”, disse também o prefeito na reunião.
Foram investidos mais de 120 milhões na estruturação do Hospital com recursos municipais e federais. Desde 2016, quando foi concluída a estrutura física, a Prefeitura de Aparecida trabalha em parceria com a União para manter a unidade.
Covid
Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Aparecida de Goiânia tem 146 leitos de UTI ativos e 133 enfermarias exclusivas para tratamento da Covid-19. Desse total, 123 leitos intensivos estão no Hmap. O Hospital conta ainda com 11 enfermarias destinadas aos pacientes com coronavírus e administra outras 49 destinadas ao tratamento da doença, sendo a maior referência hospitalar da cidade no enfrentamento à pandemia.