quarta-feira , 17 julho 2024
Notícias

Bolsonaro muda Marco Civil da internet, dificulta retirada de perfis da rede e facilita para fake news

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou nesta segunda-feira (6) a medida provisória (MP) que altera o Marco Civil da Internet, lei que regula o uso da web no Brasil desde 2014. Com a mudança, os provedores, como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e outras redes sociais, precisam seguir protocolos antes de remover contas, perfis e conteúdos. Ou seja: notificar o usuário, identificar a medida adotada, apresentar o motivo da moderação e informar sobre prazos, canais de comunicação e procedimentos para a contestação.

O novo texto, na prática, burocratiza as medidas contra fake news e dificulta às plataformas de redes sociais de apagar posts e vídeos mentirosos ou excluir contas, total ou parcialmente, “exceto por justa causa”.

Fica proibido apagar posts ou excluir contas, total ou parcialmente, “exceto por justa causa” e “é vedada aos provedores de redes sociais a adoção de critérios de moderação ou limitação do alcance da divulgação de conteúdo que impliquem censura de ordem política, ideológica, científica, artística ou religiosa.”

Artigos relacionados

Notícias

Deu errado: presidente do DC não compareceu ao evento de Leandro Vilela para o partido dele

Fato • Ao contrário do texto repetido em vários sites, que recebem...

Notícias

Policial que atirou em jogador com bala de borracha em Anápolis é afastado

Fato • Nesta terça-feira (16), a Secretaria de Segurança Pública mudou a...

Notícias

PGR denuncia acusados de hostilizar Moraes no aeroporto de Roma

Fato • A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira (16) três...