O governo de Goiás deve promover nos próximos dias um Dia D para vacinação de primeira dose para alcançar a população adulta. A decisão de realizar uma repescagem foi tomada devido 1 milhão de pessoas adultas, mesmo aptas, não terem procurado os postos para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Em entrevista à CBN Goiânia, o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, afirmou que a pasta está traçando estratégias para tentar convencer essa população a se vacinar. Ele afirmou que existem ainda 200 mil pessoas que não tomaram a segunda dose na data correta.
“Ainda temos um movimento muito antigo de negacionismo de vacinas. Agora isso foi fomentado e criou muito ânimo com a Covid. Por isso, pactuamos para fazer um Dia D de repescagem e estamos definindo a estratégia para buscar e motivar essas pessoas, convencendo, mostrando as evidências de eficácia e segurança”, detalhou Alexandrino à CBN.
O secretário Ismael Alexandrino afirmou que o governo de Goiás deve promover uma divulgação em massa da campanha, mas que a data para a realização do Dia D ainda não foi definida.
Andamento
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Goiás recebeu até o momento 8.404.230 doses de vacinas contra a Covid-19. Dessas, 8.074.982 doses foram distribuídas proporcionalmente aos 246 municípios goianos. Porém, o volume de doses aplicadas é bem menor: 6.797.519, equivalente a 84,18% do total.
(Matéria do site Poder Goiás)