As cidades de Goiânia e Aparecida podem ter rodízio de água de dois em dois dias caso o nível do Sistema Meia Ponte continue caindo. A medida que está a um nível de ser acionada consta no Plano de Racionamento apresentado pela Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) para este ano. A informação é do jornal O Popular.
São cerca de 442 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia atendidos por este sistema, que hoje está em 2.400 litro por segundo (l/s) e a medida só ocorrerá se cair abaixo de 2.000 ls. Parte considerável da capital, 66%, não deve ser atingida por ser abastecida com água do Ribeirão João Leite.
O rodízio seria feito por regiões, com escala de três dias revezando entre interrupção, estabilização e fornecimento normalizado. De acordo com a Saneago, o plano foi elaborado como forma de precaução, tratando-se de exigência legal das agências reguladoras e uma das diretrizes previstas pelo Comitê de Bacia do Rio Meia Ponte (CBH-MP).
Durante o período de rodízio, o plano prevê garantia de abastecimento aos usuários que prestam serviços essenciais. Para estes locais que têm inscrição como Usuários Essenciais na área de influência do Sistema Meia Ponte, a Saneago irá oferecer caminhões-pipa próprios e locados, conforme necessidade.
(Matéria do site Poder Goiás)