A advocacia de Rio Verde tem demonstrado que está ávida por mudanças e se aliado, cada vez em maior número, ao Movimento Compromisso com a Advocacia. Prova disso foi a presença de advogados e advogadas da região no evento de lançamento da pré-candidatura de Célia Mendes para a presidência da Subseção do município. A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) reafirmou seu total apoio a Célia, com a participação do presidente Lúcio Flávio de Paiva, do vice-presidente Thales Jayme, da secretária-geral adjunta Delzira Menezes e do secretário-geral Jacó Coelho.
Na ocasião, o pré-candidato à presidência da seccional goiana apoiado pela atual gestão, Rafael Lara Martins, reforçou o compromisso da OAB-GO com a Subseção de Rio Verde e a sua confiança em Célia Mendes. A força do Movimento no município e região tem sido impulsionada, principalmente, por dois motivos: um deles é a importância e possibilidade de ser eleita a primeira mulher presidente da Subseção da OAB da cidade. O outro é reflexo de todo o trabalho executado na entidade pela atual gestão da Ordem de Goiás, que não faz distinções partidárias, individuais ou de grupos para implantar melhorias que beneficiem a toda a advocacia goiana.
O presidente Lúcio Flávio, em seu discurso, relembrou o trabalho conjunto dos advogados e advogadas goianos e da OAB-GO em prol da categoria e da Subseção, destacando a construção da sede da cidade. “E a verdade que nós vamos contar é que, absolutamente, todas as obras, inclusive uma das mais belas, modernas e imponentes sedes de subseções do Brasil que nós construímos aqui, foi obra, suor e trabalho da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil. Investimos aqui um milhão e 800 mil reais que saíram do suor da advocacia de Goiás e também brasileira”, disse o presidente.
A advogada e pré-candidata à presidência da Subseção de Rio Verde Célia Mendes defende uma efetiva representatividade feminina na advocacia e a garantia do princípio democrático da Ordem. “O que nós pretendemos fazer é a união de todos os advogados aqui da nossa Subseção. A Ordem não pode ser para um grupo menor, tem que ser para todos, tem que ter compromisso com a advocacia, tem que ser feita com pessoas de todos os gêneros”, disse. Célia é diretora social voluntária do Hospital do Câncer de Rio Verde há onze anos e pretende continuar desempenhando seu papel social junto à sociedade rioverdense. “Na verdade, eu me tornei advogada para representar pessoas que não podiam se representar. Eu não vou sair do meu trabalho de doação, eu vou levar cada um de vocês para fazer o trabalho junto comigo”, contou a pré-candidata.
Rafael Lara, que atua como conselheiro federal e diretor-geral da Escola Superior de advocacia de Goiás (ESA-GO), também reforçou a relevância do trato democrático prestado pela atual gestão e a necessidade a força da Subseção de Rio Verde. “Eu posso chegar aqui diante de toda a advocacia de Rio Verde e dizer: o compromisso que essa gestão do presidente Lúcio Flávio teve com Eduardo Lobo e com a atual gestão está garantido e multiplicado para a nossa próxima gestão da seccional de Goiás. Porque a advocacia de Rio Verde, que é a segunda maior subseção do estado de Goiás, merece e vai ser devolvida à sua altura. E a seccional vai estar aqui, intransigentemente, lutando pela advocacia de Rio Verde”, assegurou o pré-candidato a presidente da OAB-GO.
A secretária-geral adjunta da OAB-GO, Delzira Menezes, é também a atual coordenadora regional do Observatório de Candidatura Femininas no Estado Goiás e marcou presença no encontro. Em sua fala, a advogada também destacou a importância de uma maior participação da mulher em cargos de liderança. “Eu tenho muita alegria em dizer que é com a mesma disposição lá de 2015 e 2018 que continuarei trabalhando. E tenho confiança de que querem sim ver a primeira mulher presidente da Subseção de Rio Verde”, afirmou Delzira.
Eduardo Lobo é ex-vice-presidente da Subseção de Rio Verde e integrava a oposição à atual gestão da OAB-GO. No evento, o advogado revelou o seu verdadeiro reconhecimento ao trabalho exitoso que tem sido desenvolvido na seccional goiana nos últimos seis anos. “A verdade é essa, eu não posso negar que o doutor Lúcio Flávio fez uma excelente gestão, vocês todos estão de parabéns e isso tem que ser reconhecido publicamente”. Eduardo declarou, ainda, seu apoio à pré-candidatura de Célia Mendes e falou a seu favor. “A doutora Célia é uma pessoa na qual vocês podem confiar. É uma pessoa do bem, que está sempre presente, amiga, parceira e por isso eu estou aqui para declarar apoio a ela”, disse.
Gilson César Rodrigues é advogado em Rio Verde e também acredita que Célia é o nome mais capacitado para estar à frente da Subseção e proporcionar as mudanças que a advocacia rioverdense espera. “A doutora Célia Mendes reúne predicados suficientes para que, eleita, consiga dirigir à altura que merece a advocacia de Rio Verde, de Montividiu e de Santo Antônio da Barra. Doutora Célia, a senhora terá toda a dedicação da advocacia de Rio Verde, a começar pelo meu próprio nome”, garantiu Gilson à pré-candidata.