Usando o método Delphi, os economistas e cientistas políticos André Sathler e Ricardo de João Braga encontraram uma expressão matemática para as possibilidades de o presidente Jair Bolsonaro encerrar o mandato: 76,5%. Coordenadores de pesquisa do Congresso em Foco e coautores da análise semanal de cenários que enviamos a assinantes, o Farol Político, eles utilizaram uma técnica ainda pouco empregada no Brasil para chegar a esse número.
O método Delphi é uma forma estruturada de ouvir especialistas sobre temas complexos, inclusive para fazer previsões. O pressuposto é que um grupo organizado de experts tende a fazer melhores projeções do que aquelas feitas individualmente ou por grupos de não especialistas.
No Farol enviado nesta sexta-feira (24) aos assinantes do Congresso em Foco Insider, eles explicam o que pesou na balança para conferir a Bolsonaro grande probabilidade de encerrar o mandato, apesar das inúmeras controvérsias políticas e legais relativas à sua atuação como presidente. E também esclarecem por que restou ainda uma margem de 23,5% de chances de afastamento do cargo.
(Matéria do site Congresso em Foco)