Nem todo mundo que precisa completar o esquema vacinal voltou para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Em Goiânia, segundo o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, quase 88 mil pessoas estavam com a segunda dose atrasada. Os adultos entre 35 e 45 anos são os que menos voltaram para tomar a segunda dose na data prevista. Além dos atrasados, perto de 200 mil pessoas nem receberam a primeira dose na capital.
Dose de reforço
Goiânia já conseguiu imunizar 58% da população com as duas doses. Com a primeira dose, o porcentual a quase 85%. Em todo o Estado, 47% da população está com o esquema vacinal completo. A dose de reforço em idosos e profissionais da saúde já foi aplicada em 3% dos goianos.
O médico infectologista Marcelo Daher explica a importância da terceira dose: “É muito importante que seja aplicada, principalmente nas pessoas mais velhas e com comorbidades, pois a proteção vai caindo ao longo do tempo; e depois de seis meses é muito menor. Pacientes com imunossupressão, com câncer e HIV positivo essa terceira dose é feita, aliás, com 30 dias após a segunda dose”, afirmou.