quarta-feira , 17 julho 2024
Sem categoria

Virada Ambiental: prefeitura de Trindade planta 5 mil mudas nativas

A Virada Ambiental 2021, realizada pela Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), teve início nesta segunda-feira (22/11), no Parque Maria Pires Perillo. O prefeito Marden Júnior participou da ação e ajudou a plantar mudas de espécies nativas. Atividade atingirá diversos pontos do município até a próxima sexta-feira(26/11).

Como pontapé inicial, uma equipe de servidores da Semma iniciou a Virada Ambiental, com o plantio de 500 mudas no Parque Maria Pires Perillo, com espécies entre Ipês, Oitis e Barus. Ao todo serão 5 mil árvores distribuídas em diversas partes do município.

Marden Júnior destacou que, neste ano, foram várias ações realizadas na área de meio ambiente, incluindo a criação dos ecopontos, as obras de intervenção no Aterro Sanitário, o projeto de Educação Ambiental e agora com mais essa iniciativa, o município totaliza quase 10 mil árvores plantadas em 2021.

“Nós vamos deixar a cidade com certeza mais arborizada, com mais qualidade de vida para nossa população. Vamos ter um clima ainda melhor e, consequentemente, uma vida saudável para o nosso cidadão trindadense”, pontuou Marden.

O objetivo da Virada Ambiental é de resgatar a biodiversidade e recuperar serviços ambientais do ecossistema, com expectativa de melhorar a qualidade do solo, das águas e incentivando, também, a comunidade nas práticas de preservação do meio ambiente.

O secretário de Meio Ambiente, Roberto Badur, afirma que esse plantio será continuado até fevereiro de 2022. “Nós temos a intenção de, entre fevereiro e março, fazermos um novo plantio grande, entre 5 e 10 mil arvores, mas nós sempre dependemos da produção do nosso viveiro”, explicou.

Badur destacou ainda que, para a próxima Virada Ambiental, o objetivo da Prefeitura de Trindade é de realizar um plantio 10 vezes maior do que está sendo realizado nesta semana. “A ideia é de chegar na Virada Ambiental de 2022, com o plantio entre aproximadamente de 40 a 60 mil árvores, distribuídas durante a semana”, projetou.

O secretário disse que, para isso espera-se que os riscos da pandemia de Covid-19 tenham diminuído e assim possa contar com a participação das escolas e crianças, pois segundo ele, “é muito importante que as crianças tenham esse contato com a natureza e possam participar desse processo”.