Relatório divulgado pela Diretoria de Tecnologia da Informação sobre os acessos ao site da Casa, durante o mês de novembro de 2021, aponta o recebimento de 85.799 visitas, 28.487 a mais que no mesmo mês em 2020. A relação também mostra que o portal teve um total de 200.894 páginas visualizadas.
Na perspectiva do presidente da Casa de Leis, deputado Lissauer Vieira (PSB), os números são resultado da atuação de forte comprometimento da Alego com a sociedade. “Pautar todos os atos do Poder Legislativo, com clareza e responsabilidade, deve estar entre as principais prioridades de nós, parlamentares. Por isso, um dos pilares da gestão dessa 19ª Legislatura é, justamente, a transparência. Por meio dela, estamos conseguindo aproximar, cada vez mais, os cidadãos goianos da Assembleia Legislativa”.
A maior quantidade de acessos foi ao perfil institucional de cada um dos 41 deputados da Casa. No total, foram registradas 17.354 visitas. Nessas páginas, além de informações biográficas do parlamentar, o leitor também encontra telefones e e-mails para contatos e links para as notícias produzidas pela assessoria de cada gabinete.
Com 443 visitas ao seu perfil institucional durante o mês de novembro, o presidente Lissauer Vieira foi quem liderou o ranking. Na sequência, estão os perfis dos seguintes deputados: líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB), com 368 acessos; Major Araújo (sem partido), com 330 acessos; Amauri Ribeiro (Patriota), com 294 acessos; e Delegado Eduardo Prado (DC), com 284 acessos.
“Sem dúvida, esse acesso expressivo em nosso perfil institucional é resultado do nosso constante trabalho. O siteda Alego tem sido fundamental, não só para divulgar as ações e as matérias que estão sendo deliberadas, mas, sobretudo, para estreitar a relação sociedade-poder público. Esse é o compromisso que firmamos junto aos 7 milhões e duzentos mil goianos e, assim, continuaremos atuando”, enfatizou o dono do perfil campeão de visitas, Lissauer Vieira.
O relatório divulgado pela Diretoria de TI apontou, ainda, que 95,15% dos acessos ao Portal da Alego foram realizados no Brasil, em especial nas cidades de Goiânia (21%) e Brasília-DF (7,91%). Entre os vários navegadores utilizados pelos usuários, a preferência ficou dividida. Conforme registrado no relatório, os mais usados foram o Chrome, com 76,08%, seguido por Safari, com 12,59%, e Samsung Internet, com 3,93%.
Com relação à plataforma, o sistema Android foi o mais utilizado pelos visitantes, com 54,71% da preferência, seguido do Windows, com 28,35%, e iOS, com 13,66%. De acordo com o relatório, dos acessos feitos exclusivamente via celular, 79,99% foi realizado pelo sistema Android e 19,97% pelo sistema iOS. Os principais serviços de compartilhamento utilizados pelos usuários foram o Instagram (47,18%) e Facebook (42,17%).