sábado , 23 novembro 2024
Sem categoria

Novo relatório prova “incapacidade humana em combater problemas climáticos”

O relatório Estado do Clima, lançado esta quarta-feira, mostra a “triste repetição do fracasso humano em combater os problemas climáticos”. Essa é a opinião do secretário-geral das Nações Unidas sobre o documento produzido pela Organização Meteorológica Mundial, OMM.
António Guterres destaca “recordes alarmantes” atingidos em 2021 em várias frentes: aumento do nível do mar, aquecimento dos oceanos, concentração de gases de efeito estufa e acidificação dos oceanos”.
O chefe da ONU é bastante claro ao afirmar que o “sistema energético global está quebrado” e com isso, estamos “cada vez mais próximos de uma catástrofe climática”.
Guterres lembra que os combustíveis fósseis são um caminho sem saída e ressalta que a guerra na Ucrânia e seus efeitos sobre o preço da energia é outro aviso para que o mundo acorde. Ele reforça que o único futuro sustentável é um futuro renovável.
O secretário-geral acredita dar tempo de mudar a situação, mas para isso, “o mundo precisa agir ainda nesta década e manter a meta de 1,5”, se referindo ao aumento da temperatura média global a no máximo 1,5 graus Celsius acima dos níveis da era pré-industrial.