sábado , 23 novembro 2024
ENEL

Caiado anuncia distribuidora de energia denunciada pelo MPF. Equatorial tem duas piores distribuidoras do Brasil

A informação é do jornal O Popular. A empresa anunciada por Caiado como próxima distribuidora de energia, a Equatorial, que distribui a energia elétrica no estado do Pará foi denunciada à Justiça Federal por crime ambiental e fraude, após ter construído três redes de distribuição de energia ilegais dentro da Terra Indígena Cachoeira Seca, do povo Arara. O Ministério Público Federal (MPF), autor da denúncia, pede que a empresa pague R$ 1,6 milhão para reparar os danos ambientais.

A empresa já foi multada em R$ 800 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) pelo crime de instalar as redes de energia sem licença dos órgãos ambientais competentes. O crime foi cometido em três locais diferentes e mesmo depois que o Ibama e a Fundação Nacional do Índio (Funai) informou a empresa que as áreas ficavam totalmente inseridas na Terra Indígena Cachoeira Seca, que os beneficiados são invasores e que portanto, as obras eram ilegais.

Pior do Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou dados sobre a qualidade do serviço de todas as distribuidoras do Brasil. Entre as concessionárias de grande porte avaliadas a subsidiária do Grupo Equatorial no Rio Grande do Sul e no Maranhão são consideradas as piores do Brasil. É isso o que Caiado está comemorando. É mole? Como diz o ditado: “não existe nada tão ruim, que não possa ficar pior”. Padrão Caiado.

Artigos relacionados