domingo , 24 novembro 2024
Notícias

(Vídeo) Zacharias Calil explica como será a separação das Bebês siamesas Lara e Larissa em Goiânia

Fato

• Após passarem por um cateterismo, procedimento inédito em gêmeas siamesas, as bebês Lara e Larissa que nasceram com três pernas e estão unidas pelo tórax, abdômen e bacia se recuperam do procedimento, ganham peso e aguardam a cirurgia para a separação. O Goiás24horas conversou com o médico e deputado federal, Zacharias Calil, que explicou sobre o caso e como será a cirurgia.

Cateterismo

• O cateterismo foi realizado no dia 24 de janeiro, no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Uma das gêmeas nasceu com uma malformação no coração e tinha dificuldade para respirar. Após a cirurgia, Lara e Larissa foram transferidas para o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). “Esta foi a primeira vez que o procedimento foi realizado em gêmeas siamesas, e com grande sucesso”, disse Zacharias.

Separação

• Zacharias Calil explicou que a cirurgia de separação das bebês será um pouco complexa, já que elas estão unidas pelo tórax e dividem o fígado, o intestino delgado, intestino grosso, a bacia, além de terem três pernas. “Agora elas precisam ganhar peso, ter a vacinação em dia e aguardar aproximadamente um ano para a cirurgia”, afirmou o médico.

Mudança

• Os pais das gêmeas são do Pará e estão de mudança para Goiânia.”Estamos fazendo de tudo por elas e para elas”, disse a mãe, a mãe Kátia Márcia Cardoso. Um perfil nas redes sociais com os nomes de @laraelarisaoficial mostram como é o dia a dia da família. Na última semana, as bebês foram registradas e ganharam as carteiras de identidade. “Tivemos um susto na segunda-feira, retornamos para a sala de UTI só por cautela, mas está tudo bem com nossas princesas”, escreveu Kátia ao informar que agora as filhas são cidadãs goianienses.

• A família enfrenta alguns obstáculos nesta longa caminhada para salvar as meninas, se você quiser contribuir para ajudar as bebês, o pix é pelo número de telefone: 94 98178 3075

♦ Veja mais na reportagem de André Isac, no vídeo abaixo;

Artigos relacionados

Notícias

Suspeitos de furtarem eletrodomésticos são torturados por ciganos em Catalão

Violência Dois suspeitos de furtarem eletrodomésticos na cidade de Catalão foram torturados...

Notícias

Goiás inseguro: Armamento de guerra é apreendido pela PRF em Araguapaz

Alto poder de destruição Um armamento de guerra com alto poder de...

Notícias

Morre aos 64 anos o jornalista Afonso Lopes, ex-repórter do Opcão, Diário da Manhã e Goiânia Urgente

Luto • Afonso Lopes, jornalista, morreu no sábado, 23, aos 64 anos....

Notícias

Três pessoas ficam feridas após vazamento de amônia em frigorífico em Inhumas

Acidente Três pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo vazamento de amônia...