Fato
• Para chegar à média de um policial para cada 450 habitantes como recomenda a Organização das Nações Unidas (ONU), o governo Caiado precisaria contratar dez vezes mais o número de policiais em seu efetivo da Polícia Militar. Isto significaria demitir todos os parentes e amigos do governador dos cargos destinados aos bajuladores e reduzir os comissionados. Aí sim, Caiado poderia dizer que Goiás é modelo em Segurança Pública, sem precisar maquiar dados e mentir para a população.
Muita conversa, pouca polícia
• O último aumento de salários dados aos policiais militares de Goiás no governo Marconi Perillo. Caiado nunca valorizou a categoria. O governo também investiu pouco e reposição da tropa. O Estado conta atualmente com pouco mais de 10 mil policiais militares.
• Dados do Raio-x das Forças de Segurança Pública no Brasil, divulgados em fevereiro pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que o governo Caiado está bem distante de tudo aquilo que prega. Goiás está entre os quatro com menor efetivo por habitante do Brasil, ficando atrás de Santa Catarina , Amapá e Paraíba .
Problema
• Um dos principais problemas apontados pelo Fórum é a baixa capacidade das corporações nos estados para investigar e solucionar crimes. Uma forma de monitorar esse trabalho, ao menos por meio de inquéritos, é verificar a quantidade de relatórios desses procedimentos, que teve queda em oito estados e no Distrito Federal na comparação de 2021 com 2022, ano mais recentes com dados disponíveis.