domingo , 24 novembro 2024
Notícias

Caso Nathan: mãe de mecânico denuncia falso confronto do COD, diz que filho não sabia atirar e foi executado

Fato

• No dia 17 de fevereiro de 2023 agentes do COD (Comando de Operações de Divisas) invadiram uma chácara onde mecânicos trabalhavam na manutenção de um helicópteros e executaram três pessoas. Os militares disseram que eram traficantes perigosos.

Famílias contestam

• A versão de um suposto ‘confronto’ dos policiais e prisão cocaína foi contestada pelas famílias dos mecânicos. Em entrevista exclusiva ao Goiás24horas, Viviane Moreira, mãe de Nathan Moreira Cavalcante, de 22 anos, morto no local, afirmou que o filho não sabia atirar, nunca pegou em arma de fogo e só queria trabalhar para terminar de montar a sua marcenaria de móveis planejados, iniciada dois anos antes, mas paralisada por causa da pandemia.

Não colou

• Os militares não souberam explicar em depoimento como as armas atribuídas aos suspeitos foram colocadas no veículo. Elas estavam fora da cena de confronto, de acordo com a reconstituição do crime. Também não foram encontrados estojos compatíveis com as armas que estariam com os mortos.

• Segundo relatório assinado pelo promotor Spiridon Anyfantis no dia 16 de maio, a alteração da cena do crime fragiliza a tese de legítima defesa dos policias. Mesmo assim o caso foi arquivado. Nathan Moreira Cavalcante e Paulo Ricardo Pereira Bueno não tinham antecedentes criminais.

Informante da PF jurado de morte

• O piloto empresário e patrão dos mecânicos, Felipe Ramos Morais, de 36 anos, era considerado o inimigo número 1 do PCC (Primeiro Comando da Capital). Foi ele quem levou para a morte os chefes da facção Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, e Fabiano Alves de Souza, o Paca, assassinados a tiros em 15 de fevereiro de 2018 na região metropolitana de Fortaleza.

• Depois aceitou um acordo de delação premiada que resultou na prisão de R$ 1 bilhão de reais em dinheiro e patrimônios do crime organizado.

• Por causa das delações feitas à PF, Felipe era considerado um dos maiores inimigos da cúpula do PCC. Sua cabeça estava a prêmio. Quem matou Felipe? Estranhamente a vontade do PCC foi feita.

• O tenente coronel Edson Melo esteve no ‘suposto confronto’ e tirou a vida de Nathan, que nada tinha com o caso.

⇒ Veja mais no vídeo abaixo;

Artigos relacionados

Notícias

Morre aos 64 anos o jornalista Afonso Lopes, ex-repórter do Opcão, Diário da Manhã e Goiânia Urgente

Luto • Afonso Lopes, jornalista, morreu no sábado, 23, aos 64 anos....

Notícias

Três pessoas ficam feridas após vazamento de amônia em frigorífico em Inhumas

Acidente Três pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo vazamento de amônia...

Notícias

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Suspensão • O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas...