domingo , 24 novembro 2024
Notícias

Metrópoles: Major da PM é torturado e quase morto em curso do Bope em Goiás; policiais tentaram forjar morte por covid-19

Fato

• Um major da Polícia Militar de Goiás (PMGO) foi torturado e quase morto por colegas durante um curso de Operações Especiais (Bope) em outubro de 2021.

• O Portal Metrópoles, em reportagem do jornalista Thalys Alcântara, revelou nesta segunda-feira (13) informações divulgadas pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) e pela Corregedoria da PMGO em investigação que estava em segredo de justiça.

As agressões

• De acordo com as investigações, o major (nome ainda não revelado) foi torturado com varadas, pedaços de madeira e açoites de corda durante três dias seguidos no 12º Curso de Operações Especiais do Bope, na Base Aérea de Anápolis. A tortura aconteceu durante um evento do curso batizado de “Momento Pedagógico”, que, segundo o MP, não tinha nada de pedagógico.

• O major foi torturado de forma brutal, desmaiando e entrando em coma, precisando ser intubado e permanecer por vários dias na UTI. Para piorar a situação, os policiais esconderam o caso da família do major e tentaram fingir que ele estava internado com Covid-19 e 40% do pulmão comprometido.

Covid-19 forjada

• “Certos de que o estado de saúde do ofendido havia atingido níveis críticos e que, por certo, ele não se recuperaria, preferiram aguardar até o seu esperado falecimento, quando poderiam entregar o seu corpo em um caixão lacrado à família, alegando a contaminação pela Covid e impedindo que os fatos viessem à tona e fossem investigados”, escreveu o Ministério Público na denúncia, assinada por três diferentes promotores como medida de segurança.

• O major foi transferido para o Hospital Santa Mônica, na cidade de Aparecida de Goiânia, onde foi assistido pelo médico que supervisionava o curso do Bope, o coronel David de Araújo Almeida Filho. Tudo isso foi feito sem informar a família do oficial ferido.

• No mês passado, o Ministério Público ofereceu denúncia contra sete policiais militares pelos crimes de tortura e tentativa de homicídio. A denúncia ainda não foi acatada pelo Judiciário.

Artigos relacionados

Notícias

Três pessoas ficam feridas após vazamento de amônia em frigorífico em Inhumas

Acidente Três pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo vazamento de amônia...

Notícias

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Suspensão • O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas...

Notícias

Acidente envolvendo dois caminhões deixa motoristas mortos na GO-010

Acidente fatal Os motoristas de um caminhão bitrem e de um caminhão...