domingo , 24 novembro 2024
Notícias

OAB aprova parecer que avalia texto do projeto antiaborto inconstitucional. PL quer punir vítimas de estupro

Fato

• Nesta segunda-feira (17), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou um parecer que considera inconstitucional o projeto de lei que equivale o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio, com punição maior para as vítimas do que para os estupradores. O documento foi analisado e votado por 81 conselheiros federais e agora será enviado ao Congresso.

• Na última semana a Câmara dos Deputados aprovou o caráter de urgência para votação do texto. Para a OAB, obrigar uma vítima de estupro a manter a gravidez até o parto “alinha-se à prática da tortura e ao tratamento desumano ou degradante”.

Pena cruel

• Em 41 páginas, as juristas afirmam que “a imposição de pena de homicídio às vítimas de estupro é capaz de ostentar características de penas cruéis e infamantes, o que seria um retrocesso e uma violação ao princípio da humanidade das penas”.

Projeto Grosseiro

• “O texto grosseiro e desconexo da realidade expresso no Projeto de Lei 1904/2024, que tem por escopo a equiparação do aborto de gestação acima de 22 anos ao homicídio, denota o mais completo distanciamento de seus propositores às fissuras sociais do Brasil”, afirma o parecer da OAB.

Artigos relacionados

Notícias

Três pessoas ficam feridas após vazamento de amônia em frigorífico em Inhumas

Acidente Três pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo vazamento de amônia...

Notícias

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Suspensão • O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas...

Notícias

Acidente envolvendo dois caminhões deixa motoristas mortos na GO-010

Acidente fatal Os motoristas de um caminhão bitrem e de um caminhão...