sábado , 23 novembro 2024
Notícias

Após congelar relações diplomáticas com a Nicarágua, Brasil agora expulsa embaixadora em resposta ao ditador Ortega

Fato

• O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu expulsar a embaixadora da Nicarágua, Fulvia Patricia Castro Matus, como resposta à recente expulsão do embaixador brasileiro, Breno de Souza da Costa, pelo governo ditador de Daniel Ortega país.

O caso

• A Igreja Católica de Nicarágua tem denunciado a detenção de fieis em meio ao aumento da repressão do governo Daniel Ortega aos clérigos do país, a quem acusa de terrorismo.

• A crise entre Lula e Ortega aumentou em 2022 com a prisão do bispo Rolando José Álvarez, que ficou detido por mais de 500 dias antes de ser expulso da Nicarágua. O presidente brasileiro havia tentado interceder pela libertação do bispo a pedido do Papa Francisco, mas suas tentativas foram ignoradas pelo regime nicaraguense.

O troco

• O embaixador brasileiro na Nicarágua, Breno de Souza, teria desagradado Ortega por não ter comparecido ao aniversário da Revolução Sandinista, comemorado em evento no dia 19 de julho. Ele enviou o comunicado da expulsão do embaixador brasileiro na noite desta quarta-feira (7).

• De acordo com o Itamaraty, o embaixador não foi ao evento por conta do congelamento das relações diplomáticas entre Brasil e Nicarágua.

• Em resposta o governo brasileiro decidiu, nesta quinta-feira (8), expulsar a embaixadora da Nicarágua no Brasil, Fulvia Patricia Castro Matu.

Artigos relacionados

Notícias

Três pessoas ficam feridas após vazamento de amônia em frigorífico em Inhumas

Acidente Três pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo vazamento de amônia...

Notícias

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Suspensão • O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas...

Notícias

Acidente envolvendo dois caminhões deixa motoristas mortos na GO-010

Acidente fatal Os motoristas de um caminhão bitrem e de um caminhão...