quarta-feira , 27 novembro 2024
Notícias

Diretor do AparecidaPrev indicado por Gustavo Mendanha é denunciado por assédio sexual contra menores estagiárias

Fato

• Citado em crimes que envolvem três adolescentes do órgão, Robes Venâncio e Silva é figura influente no núcleo evangélico da campanha do candidato do MDB, Leandro Vilela. Na Delegacia da Polícia Civil foi registrado o RAI nº 37657566, que dá início à investigação. Auxiliar está com horas contadas na prefeitura e será demitido a qualquer momento

Ligado a Mendanha

• O presidente do AparecidaPrev, Robes Venâncio e Silva, apadrinhado do ex-prefeito Gustavo Mendanha, está no centro de um escândalo de assédio sexual contra estagiárias adolescentes do órgão. As denúncias, que vieram à tona nesta quinta-feira (05/09), após o registro de um boletim de ocorrência na Polícia Civil, revelam três casos de assédio e importunação sexual envolvendo menores.

Escândalo

• O escândalo ameaça atingir a campanha de Leandro Vilela (MDB), candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia imposto pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha. No dia em que a maior parte do secretariado da Prefeitura Municipal declarou apoio ao emedebista, Robes Venâncio participou do ato e não escondia o entusiasmo.

• Robes Venâncio, além de sua função como presidente do AparecidaPrev, é uma figura influente no núcleo evangélico da campanha de Vilela. Ele também é apadrinhado por Josué Gouveia, líder da Assembleia de Deus Vila Nova.

• De acordo com o relato de uma das vítimas, uma estudante nascida em abril de 2007, o assédio sexual se intensificou a ponto de levá-la a redigir uma carta de próprio punho endereçada ao prefeito Vilmar Mariano, em que denunciou as investidas de Robes, conhecido como “Robinho”.

• As informações são de que o prefeito Vilmar Mariano demitirá o auxiliar a qualquer momento.

Nota

NOTA OFICIAL

Repudiamos com absoluta veemência qualquer manifestação de assédio, importunação ou violência contra as mulheres, em todos os espaços e instituições.

Reconhecemos a gravidade das denúncias envolvendo o Sr. Robes Venâncio, presidente do AparecidaPrev, e informamos que o caso está sendo tratado com rigor e celeridade. O referido senhor foi imediatamente afastado de suas funções eclesiásticas e colocou seu cargo à disposição do prefeito Vilmar Mariano.

Reafirmamos que cabe aos órgãos competentes apurar as denúncias, lembrando que o princípio da presunção de inocência, previsto na Constituição Federal, estabelece que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

Reiteramos nosso compromisso no combate ao assédio sexual e destacamos a importância de que denúncias sejam feitas.

Pastor Josué Gouveia