domingo , 20 abril 2025
Notícias

Alexandre de Moraes intima Pablo Marçal a depor em até 24 horas por desobediência e divulgação de mentiras

Fato

• O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que Pablo Marçal, candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB, preste depoimento em até 24 horas.

• A decisão vem através de indícios de desobediência e disseminação de fake news às vésperas da eleição.

Intimação

• A intimação foi emitida após a Polícia Federal identificar o uso da rede social X (antigo Twitter) por Marçal, em desrespeito a uma decisão judicial que bloqueava a utilização da plataforma.

• Segundo a decisão, compartilhada com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, há indícios de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação por parte de Marçal.

Fake News

• Pablo Marçal divulgou um laudo falso que acusava o adversário Guilherme Boulos (PSOL) de uso de drogas.

• A postagem, feita na noite de sexta-feira (4), foi compartilhada nas redes sociais de Marçal.

• Moraes afirmou que a conduta de Marçal “caracteriza abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação”.

• A punição para esses casos pode resultar na cassação da candidatura e na inelegibilidade.

Artigos relacionados

Notícias

Bebê abandonado e mutilado: avós e mãe adolescente são detidos por tentativa de homicídio em MG

O caso • O caso chocou Minas Gerais. Um recém-nascido foi encontrado...

Notícias

Morre Cristina Buarque, ícone do samba de raiz. Ela era irmã do cantor Chico Buarque

Vítima de câncer • A cantora e compositora Cristina Buarque faleceu neste...

Notícias

Jovem de 26 Anos Morre Após Embarcação Afundar no Rio Claro

Jovem estava desaparecida • O corpo de Ana Flávia de Abreu Santos...

Notícias

Polícia prende três jovens que planejavam transmitir assassinato de morador de rua ao vivo

Operação Desfaçatez • Três jovens foram presos no domingo (20), no Rio...