Queimado na direita
• A grande mídia tem exaltado a derrota de Jair Bolsonaro (PL) para Caiado, com a vitória de Sandro Mabel contra Fred Rodrigues. Isso terá um preço, e quem vai pagar a fatura é o governador, maior derrotado dentro da direita.
A conta fecha
• O trecho de um texto que rola no WhatsApp explica como a conta fecha: “Caiado não fez análise, mas os votos dele em Goiânia são os 27% do primeiro turno. Os eleitores do PT e da esquerda comandaram a vitória de Mabel, tanto é que a direita continuou em peso com Fred. A pessoa do governador não foi definitiva, antes a antipatia de quem detesta o bolsonarismo.
• E é exatamente aí que a coisa pega, pois em um cenário nacional cada um vai apoiar o seu partido. Responda: que vai votar no Ronaldo em Goiás? Os bolsonaristas? Os petistas contra o Lula? O centro, que vai escolher o Tarcísio?
• O segundo turno em Goiânia foi vencido pelo protesto contra Jair Bolsonaro somado a união da máquina, Caiado, Alego e Câmara, tudo contra a direita radical. E isso tem preço.
Futuro
• Não é preciso consultar uma cartomante para saber que Caiado caminha para um fim político melancólico nos últimos meses que lhe faltam. Rasgou sua história na direita. O Caiado dos anos 90, caçador de sem terra, não suportaria o Ronaldo de hoje, vendedor de bolacha.