Ex-aliado
• O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que na época da pandemia dizia que não precisava dos votos dos bolsonaristas, agora rompeu definitivamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e desafiou publicamente o ex-aliado para um “encontro nas urnas” em 2026.
• Caiado, que no início desse ano esteve em motociatas e um dos protestos na avenida Paulista com ex-presidente, agora se refere aos bolsonaristas como “políticos de internet” e sem habilidade para vencer eleições. As declarações foram ao jornal O Popular.
• Bolsonaro, por sua vez, à revista Veja declarou-se o único representante da direita com chances reais para a presidência, minimizando a popularidade nacional de outras lideranças, incluindo Caiado, além de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Romeu Zema (Novo).
• “O candidato sou eu, falam em vários nomes, mas só eu tenho chance.” disse o ex-presidente.
Inelegibilidade
• Bolsonaro foi declarado inelegível pelo TSE em 2023 devido a abuso de poder político e uso indevido de comunicação estatal durante reunião com embaixadores, onde criticou o sistema eleitoral brasileiro. Considerado inelegível até 2030, Bolsonaro alega injustiça e busca reverter a decisão por meio de ações no STF ou tentando registrar candidatura em 2026.