Casa prestes a cair…
- O cerco está se fechando para Ronaldo Caiado e a chapa de Sandro Mabel. Neste início de semana, o Ministério Público Eleitoral se manifestou favorável à cassação da chapa de Mabel e à inelegibilidade do governador após o chefe do Executivo Estadual promover jantares puramente eleitoreiros no Palácio das Esmeraldas durante as eleições municipais de Goiânia, em outubro de 2024.
Parecer
- No parecer, o promotor Astúlio Gonçalves de Souza disse que “o investigado Ronaldo Ramos Caiado usou o Palácio das Esmeraldas, bem público de acesso restrito, para a realização de eventos de natureza política, mais
precisamente de busca de apoio, vale repetir, aos candidatos Sandro da Mabel Antônio Scodro e Cláudia da Silva Lira, o que caracteriza a conduta vedada pelo art. 73, inciso I, da Lei nº 9.504/97”. - Ainda no referido parecer, lê-se: Diante do acima exposto, manifesta-se o Ministério Público Eleitoral pela procedência dos pedidos veiculados na presente Ação de Investigação Judicial Eleitoral.
Jantares eleitoreiros
- De acordo com o processo, dois eventos realizados no Palácio das Esmeraldas são alvo de investigação. Em 7 de outubro de 2024, Ronaldo Caiado teria organizado um jantar exclusivo para vereadores eleitos, acompanhado por Sandro Mabel, com o objetivo de garantir apoio político.
- Dois dias depois, um evento semelhante foi realizado para suplentes de vereadores e outras lideranças políticas. Ambos os encontros, segundo os denunciantes, envolveram discursos explícitos de apoio ao candidato investigado.
- Aí fica fácil fazer campanha eleitoral, né governador? Que vergonha!