sexta-feira , 20 dezembro 2024
Governo Caiado

Estado de Minas: secretário de Caiado é denunciado por assédio sexual e moral contra ex-servidora

Padrão Caiado

  • Uma ex-servidora denunciou o secretário do Governo Caiado, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, pelos crimes de assédio sexual e moral. Os casos ocorreram em 2022, mas ainda não tiveram desfecho, segundo publicado pelo Jornal Estado de Minas. Será que vai terminar em pizza? Abafado o caso foi e o secretário segue no Governo da impunidade.

A denúncia

  • Conforme a reportagem, à época do crime, Sérvulo era secretário adjunto. A ex-servidora relatou que sofreu assédio tanto sexual quanto moral por aproximadamente um ano. Segundo a denúncia, o secretário tentava uma aproximação física por meio de abraços invasivos, toques não consentidos e elogios constrangedores.
  • Sérvulo também passou a importunar a servidora fora do local de trabalho ao enviar mensagens com convites para jantares e encontros na casa dele.

Assédio moral

  • Depois que a mulher recusou as investidas, o secretário passou a isolá-la no ambiente de trabalho. A denúncia também revela casos de assédio moral contra outros servidores. Os relatos, segundo o Estado de Minas, foram confirmados por servidores que testemunharam as ações e que foram vítimas de Sérvulo.

Sem desfecho

  • O caso foi registrado na Corregedoria da Secretaria da Economia de Goiás, mas até agora não houve nenhuma conclusão. Em julho de 2023, uma portaria do governo federal determinou que casos de assédio envolvendo servidores federais, como Nogueira, sejam investigados pelo Ministério da Fazenda, órgão de origem do secretário. Assim, a investigação do caso agora está sob responsabilidade desse ministério. Será que assim haverá alguma punição? É ver para crer.

Em silêncio

  • Em âmbito estadual, a investigação de Sérvulo ficou da mesma forma que o posicionamento do governador: completamente silencioso. Caiado não só ficou em silêncio todos esses anos, como manteve o cargo do secretário. Parece piada.