Primeiro passo
• O acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas em Gaza teve o primeiro passo com a troca de 33 reféns israelenses por 95 prisioneiros palestinos. Por volta de 12h10 deste domingo (19), as três primeiras reféns de Israel foram libertadas e entregues a Cruz Vermelha.
• A trégua finalmente entrou em vigor após um atraso de três horas, durante o qual as forças israelenses bombardearam Gaza pelo ar em um ataque final, matando 13 pessoas, de acordo com autoridades de saúde palestinas.
Quem são as reféns?
• Romi Gonen tinha 23 anos no dia do ataque e estava no festival de música eletrônica Nova, invadido pelo Hamas em 7 de outubro de 2023. No momento do ataque, ela conseguiu ligar para a mãe, Meirav, enquanto tentava fugir do local, segundo o jornal “The Jerusalem Post”.
• Doron Steinbrecher, 31, tem dupla nacionalidade: israelense e romena. A enfermeira veterinária estava no apartamento dela, no kibutz (comunidade) Kfar Azza, em Israel, quando foi levada pelo Hamas.
• Emily Damari, 28, tem dupla cidadania: britânica e israelense. Ela foi feita refém durante o ataque do Hamas ao Kfar Azza junto com outros 37 moradores do kibutz. Ela foi baleada na mão, vendada e forçada a entrar em seu próprio carro, levado então para Gaza.
Acordo
• O acordo exige que 600 caminhões de ajuda sejam autorizados a entrar em Gaza todos os dias do cessar-fogo inicial de seis semanas, incluindo 50 que transportam combustível. Metade dos 600 caminhões de ajuda seria entregue no norte de Gaza, onde especialistas alertaram que a fome é iminente.