Absurdo
- Duas estudantes de medicina zombaram de uma paciente goiana que morreu após receber 3 transplantes de coração. O conteúdo, publicado em uma rede social em fevereiro e apagado no dia 8 de abril, foi filmado dentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
Ironia
- No vídeo, uma das estudantes ironiza: “Essa menina está achando que tem sete vidas?”, disse uma delas ao afirmar que a jovem Vitória Chaves teve os órgãos rejeitados por usar medicações erradas.
Repúdio
- As autoras da gravação foram identificadas como Gabrielli Farias de Souza e Thaís Caldeiras Soares Foffano, alunas de outras instituições, que participavam de um curso de extensão de um mês na FMUSP. A instituição repudiou a fala das alunas e disse que os comentários são inaceitáveis.
Sobre a paciente
- A paciente em questão, Vitória Chaves da Silva, de 26 anos, estava internada na unidade e faleceu em 28 de fevereiro, dias após a gravação. Ela sofria de Anomalia de Ebstein, uma rara cardiopatia congênita. Vitória, que era de Luziânia, realizou transplantes em 2005, 2016 e 2024, além de um transplante de rim em 2022. A causa da morte foi choque séptico e insuficiência renal crônica.