quarta-feira , 23 abril 2025
Notícias

Esquema de descontos ilegais no INSS começou em 2019 com Bolsonaro e continuou no governo Lula. PF deflagrou operação nesta quarta

Fraudes sistemáticas

• A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (23) a Operação Sem Desconto, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), para investigar um esquema nacional de cobranças indevidas em benefícios previdenciários. As apurações revelam que aposentados e pensionistas do INSS foram vítimas de descontos não autorizados desde 2019, início do governo de Jair Bolsonaro, com continuidade durante o atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 60 milhões.

Descontos indevidos

• Segundo os investigadores, entidades associativas cadastradas junto ao INSS aplicavam mensalmente cobranças sem autorização dos beneficiários. Os valores eram subtraídos diretamente da folha de pagamento das aposentadorias e pensões. Em muitos casos, os segurados não tinham qualquer vínculo com essas entidades, que operavam em conluio com servidores e operadores do sistema.

Mandados cumpridos

• Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em oito estados, com apreensão de documentos, computadores e arquivos eletrônicos. Entre os investigados estão dirigentes de entidades, intermediários e servidores públicos. A Polícia Federal não descarta novas fases da operação, que segue sob sigilo judicial.

Artigos relacionados

Notícias

Goiás violento: pai agride e enforca filha após adolescente chegar tarde em casa

Aparecida de Goiânia Um homem é suspeito de agredir e enforcar a...

Notícias

G246 aponta que ex-vereadora de Nerópolis teve crescimento patrimonial de mais de 5000% em 4 anos

Enriquecimento O nome da ex-vereadora de Nerópolis, Elisa da Saúde, voltou a...

Notícias

Goiás Inseguro: ladrão faz limpa em loja de Jataí: cadê a segurança, Caiado?

Porta destruída • Na madrugada desta quarta-feira (23), uma loja de rodas...

Notícias

O Popular: CNJ investiga aumento irregular de gratificação e benefícios no TJ-GO

Gratificação • O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou a análise do...