Piada
• Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás propõe reservar vagas nos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM) exclusivamente para deputados estaduais e ex-parlamentares. O texto é de autoria do deputado Lincoln Tejota (União Brasil) e conta com a assinatura do presidente da Casa, Bruno Peixoto (União Brasil). A proposta busca modificar o modelo atual de nomeações, priorizando políticos com mandato ou histórico legislativo.
Fim de carreira
• Se aprovada, a medida permitirá que parlamentares em fim de carreira ocupem cargos vitalícios nas cortes de contas, com salários superiores a R$ 35 mil e direito a aposentadoria integral. O projeto é criticado por abrir margem para que os tribunais, que têm como função fiscalizar os gastos públicos, sejam utilizados como espaço de recompensa para a “malandragem”.
Esculacho
• A proposta está sob análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alego e precisa de apoio de três quintos dos parlamentares para avançar. A movimentação ocorre em meio à expectativa de vacâncias nos tribunais, com possíveis aposentadorias, voluntárias ou forçadas, caso do Conselheiro Valcenôr Braz, praticamente quase “excomungado” da própria cadeira em nome da aposentadoria de luxo para Talles Barreto (UB).
• Dizem que seria um compromisso de Caiado, como recompensa pela virada de folha, já que ele era da oposição e atualmente se transformou em líder do governo. Esperamos que os órgãos de controle acompanhem o andamento do projeto, cobrando critérios técnicos e isenção nas indicações.