Prisão
• O ex-presidente Fernando Collor de Mello, de 75 anos, foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em um cafezinho no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL), para iniciar o cumprimento da pena de 8 anos e 10 meses imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A ordem de prisão foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes.
Procedimento
• Após a prisão, Collor foi conduzido para a realização do exame de corpo de delito, conforme protocolo padrão. Em seguida, foi encaminhado para o sistema prisional alagoano sob custódia das autoridades responsáveis.
Custódia
• Por determinação do STF, Collor ficará recolhido em uma cela individual na ala especial do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió. A medida considera o direito previsto em lei para ex-presidentes da República.
Crime
Fernando Collor foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo o STF, ele recebeu vantagens indevidas em contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. A pena fixada foi de 8 anos e 10 meses de prisão.