sábado , 26 abril 2025
Notícias

STF forma maioria para condenar mulher que pichou “perdeu, mané” em estátua da Justiça: pena será de 14 anos

Julgamento

• A Primeira Turma do STF formou maioria para condenar a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos a 14 anos de prisão por sua participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Ela ficou conhecida por pichar, com batom, a frase “perdeu, mané” na estátua A Justiça, em frente à sede da Corte.

A pena

• O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, votou por uma pena de 14 anos, com 12 anos e 6 meses em regime fechado e o restante em regime aberto.

• O voto foi acompanhado por Flávio Dino e Cármen Lúcia, formando maioria. Moraes sustentou que Débora integrou uma “empreitada criminosa” contra o Estado Democrático.

• A pena foi dividida entre os crimes de abolição violenta do Estado Democrático (4 anos e 6 meses), tentativa de golpe de Estado (5 anos), associação criminosa armada (1 ano e 6 meses), dano qualificado (1 ano e 6 meses) e deterioração de patrimônio tombado (1 ano e 6 meses).

Divergências

• Os ministros Cristiano Zanin e Luiz Fux também votaram pela condenação, mas com penas menores. Zanin sugeriu 11 anos, enquanto Fux propôs apenas 1 ano e 6 meses, alegando excesso na pena original.

• Fux, que havia pedido vista do caso, declarou que se sentiu incomodado com a severidade da punição sugerida por Moraes.

A prisão

• Débora foi presa preventivamente após os atos de 8 de Janeiro, mas teve a prisão substituída por domiciliar em março de 2025, por decisão de Moraes, que seguiu parecer da PGR.

• Ela cumpre medidas cautelares rigorosas: tornozeleira eletrônica, proibição de uso de redes sociais, de contato com outros investigados, de dar entrevistas e de receber visitas fora das permitidas.

Artigos relacionados

Notícias

E agora, Mabel? Justiça determina interdição do aterro sanitário de Goiânia

Decisão A Justiça de Goiás determinou a interdição progressiva do aterro sanitário...

Notícias

Ex-genro que mandou matar pastor em Itumbiara é condenado a mais de 21 anos de prisão

Justiça • Vinícius Eduardo Silva, de 32 anos, foi condenado a 21...

Notícias

Bebê de 6 meses morre ao ser arremessada para fora de carro durante acidente em Goiás

Tragédia Um bebê de apenas 6 meses morreu depois de ser arremessado...

Notícias

PMs são condenados a sete anos de no regime semiaberto por matar três adolescentes em Goiânia

Justiça • Cinco policiais militares foram condenados a sete anos de prisão...