• Pressão digital
O dono de uma página no Instagram, Ronaldo Chaves, é acusado de tentar extorquir o deputado estadual André do Premium (Avante), marido da prefeita de Santo Antônio do Descoberto (GO), Jéssica do Premium (UB).
Segundo o parlamentar, Ronaldo estaria exigindo repasses de altos valores da prefeitura para evitar ataques nas redes sociais. A assessoria do município afirmou que todos os contratos seguem os trâmites legais, com licitação, e que não há espaço para pagamentos fora da lei.
• Conflito físico
Ronaldo também se envolveu recentemente em uma briga com um servidor da prefeitura, episódio que terminou em agressões físicas e exoneração do funcionário público.
Ronaldo utiliza sua página para criticar duramente a prefeita e o deputado, inclusive após não conseguir contratos de publicidade oficial.
A publicação de uma matéria no portal Metrópoles mencionou uma suposta ameaça feita por André, via WhatsApp, mas omitiu o contexto de provocação e tentativa de vantagem financeira.
• Limite ultrapassado
O deputado André reconheceu que reagiu aos ataques verbais e publicou ofensas em um momento de exaustão. Afirmou que sua reação foi direta e pública, após diversas tentativas de chantagem por parte de Ronaldo.
Segundo ele, a atuação de Ronaldo desvirtua o papel da crítica política ao misturar cobrança de verbas públicas com ataques pessoais, colocando o jornalismo em risco ao transformá-lo em ferramenta comercial.
Repudiamos a violência. Defendemos a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa. Mas repudiamos também qualquer tipo de chantagem com uso do jornalismo para ganhos desonestos.