domingo , 18 maio 2025
Notícias

Brasil aguarda Bolívia decidir futuro de chefe do PCC preso em Santa Cruz

• Extradição

A Polícia Federal aguarda resposta oficial das autoridades bolivianas sobre o destino de Marcos Roberto de Almeida, conhecido como “Tuta”, apontado como líder do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Preso em Santa Cruz de La Sierra na sexta-feira (16/5), ele pode ser expulso imediatamente ou enfrentar um processo de extradição formal. Segundo o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, aeronaves e equipes estão de prontidão para efetuar o transporte, dependendo apenas da decisão soberana da Bolívia.

• Captura internacional

A prisão de Tuta foi realizada com apoio da Força Especial de Luta Contra o Crime da Bolívia. Ele foi detido ao tentar renovar documentos de estrangeiro utilizando identidade falsa.

A captura encerra um ciclo de especulações sobre sua suposta morte decretada pelo “tribunal do crime” da facção. Investigações indicam que a falsa notícia foi plantada para despistar autoridades brasileiras e internacionais.

• Histórico criminoso

Antes de integrar o PCC, Tuta ocupou o cargo de adido comercial no Consulado de Moçambique em Minas Gerais. Tornou-se uma das figuras centrais da facção, sendo investigado por movimentar mais de R$ 1 bilhão em operações de tráfico internacional e aquisição de imóveis de luxo.

Ganhou destaque ao escapar da Operação Sharks, em 2020, quando, segundo interceptações, teria pago R$ 5 milhões a agentes da inteligência da Rota por informações privilegiadas.

Artigos relacionados

Notícias

Policial militar foragido é preso por homicídio e agiotagem

• Captura coordenada Um policial militar da ativa, identificado como Nailson Oliveira...

Notícias

Alexandre de Moraes nega novo pedido de adiamento de audiências feito por defesa de Bolsonaro

• Pedido recusado O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Notícias

Castrou marido, cozinhou órgão genital no feijão e comeu. Caso choca o Acre

• Crime brutal A Polícia Civil do Acre investiga um caso extremo...