quinta-feira , 22 maio 2025
Notícias

Vereadores do Republicanos são cassados por fraude à cota de gênero em Goianira

De uma vez

  • A Justiça Eleitoral cassou os mandatos dos vereadores eleitos pelo Partido Republicanos em Goianira por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. A decisão, assinada pelo juiz Demétrio Mendes Ornelas Júnior, da 101ª Zona Eleitoral, anulou todos os votos da chapa após constatar que a candidatura de Vitória Lopes Cabral foi registrada apenas para cumprir a cota mínima de 30% de mulheres exigida pela lei.

Fim do mandato

  • Com a sentença, os três vereadores eleitos pelo partido — Dirley Correa de Oliveira, Leandro Dantas Grangeiro e Antonio Lopes Júnior — perderam o mandato.
  • O juiz também tornou Vitória inelegível por oito anos por entender que ela não fez campanha, teve movimentação financeira mínima e sequer compareceu para votar, já que estava viajando a lazer no dia da eleição.

Candidatura de fachada

  • A candidata declarou gastos de R$ 2.413,33 com materiais de campanha, como santinhos e bolas adesivas, mas sem comprovar entrada de recursos. Ela alegou que o valor foi doado por um candidato a prefeito, o que não convenceu o juiz. Para a Justiça, ficou claro que houve uma candidatura fictícia com o único propósito de simular o cumprimento da legislação eleitoral.

Artigos relacionados

Notícias

Incêndio atinge Ginásio de Esportes no Setor Campinas, em Goiânia

Estragos Um princípio de incêndio atingiu um ginásio de esportes no Setor...

Notícias

Alego suspende prorrogação de calamidade diante de superávit e suspeitas

• Erro administrativo A Assembleia Legislativa de Goiás suspendeu nesta quinta-feira (22)...

Notícias

Mesmo em “calamidade financeira”, Sandro Mabel ressuscita cartões corporativos na Prefeitura de Goiânia

Contradição • Em plena vigência de um decreto de calamidade financeira, o...