sexta-feira , 26 junho 2026
Notícias

Justiça cassa chapa do PT, PCdoB e PV por fraude à cota de gênero em Trindade

Decisão

  • A Justiça Eleitoral de Goiás cassou a chapa da Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PCdoB e PV por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de Trindade em 2024.

Candidatura fictícia

  • A decisão reconheceu que a candidatura de Fernanda Anthonella Rezende foi fictícia, utilizada apenas para cumprir formalmente o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas, conforme exige a Lei nº 9.504/97.
  • A Justiça considerou a votação da candidata inexpressiva, com apenas 8 votos), além de ausência de campanha e prestação de contas padronizada e irregular.

Inelegibilidade

  • Como consequência, a juíza Karine Unes Spinelli decretou a inelegibilidade de Fernanda Anthonella por 8 anos e determinou a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da federação, medida que leva à anulação dos votos recebidos pela legenda para o cargo de vereador e à retotalização do resultado das eleições proporcionais em Trindade.
  • A retotalização dos votos pode alterar a composição da Câmara Municipal de Trindade.

Destaques

Artigos relacionados

Notícias

“Matei e não me arrependo”, diz suspeito de feminicídio em áudio enviado após crime em Itumbiara

• Mulher foi encontrada morta dentro de casa Tânia Maria Ribeiro de...

Notícias

Alisson iguala Júlio César e entra no top 3 dos goleiros com mais jogos pelo Brasil em Copas do Mundo

• O que aconteceu? O goleiro Alisson alcançou uma marca histórica pela...

Notícias

Técnico do Japão lembra vitória sobre o Brasil e promete confronto duro na Copa do Mundo

• Evolução japonesa O técnico da seleção japonesa, Hajime Moriyasu, afirmou que...

Notícias

Caso “Dark Horse” muda de mãos no STF e ficará sob responsabilidade de André Mendonça

• Fachin decidiu sobre a relatoria O ministro Edson Fachin, presidente do...