quinta-feira , 23 abril 2026
Notícias

Conta de Eduardo Bolsonaro é bloqueada por ordem do STF; deputado segue nos EUA sob investigação

• Bloqueio

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teve sua conta bancária bloqueada nesta segunda-feira (21), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida ocorre no âmbito da investigação que apura supostas tentativas de obstrução de Justiça e articulações internacionais contra ministros da Corte.

Também foram alvo de bloqueios bens móveis, imóveis e o recebimento de seu salário como parlamentar.

• Esperava

Atualmente nos Estados Unidos, onde permanece desde março, Eduardo classificou o bloqueio como “um passo natural de ditadura” e afirmou que a medida era esperada.

“Tentativa de asfixia financeira como forma de chantagem. Estou preparado para seguir adiante mesmo sob condições difíceis”, declarou o parlamentar, que havia cogitado renunciar ao mandato, mas voltou atrás.

Durante participação no podcast Inteligência LTDA, Eduardo também comentou sobre a decisão: “acabei de ver na imprensa que minhas contas bancárias estão bloqueadas, mas obviamente que em nome da democracia”.

• Investigação

O parlamentar é investigado por atuar junto ao governo norte-americano na tentativa de influenciar medidas contra o Brasil e o STF, em meio à ação penal que tem Jair Bolsonaro como réu.

A licença de 120 dias termina neste domingo (21), e, se não retornar ao Brasil, Eduardo pode ser alvo de processo por quebra de decoro. O PL tenta prorrogar o afastamento para evitar a perda do mandato.