sexta-feira , 6 março 2026
Opinião

Da grilagem de pasto à grilagem do Tesouro: o método Caiado em Goiás

• O esquema

O governo Ronaldo Caiado encerra oito anos sem pagar um centavo da dívida de Goiás com a União. No início do mandato, obteve uma liminar no governo Bolsonaro (PL) para suspender os pagamentos.

Quando ela venceu, ingressou no Regime de Recuperação Fiscal, empurrando a conta para os próximos governos. Nesse período, o Estado acumulou caixa — dinheiro que deveria amortizar a dívida — mas agora tenta repassá-lo a organizações sociais civis por meio de leis locais que afrontam a Constituição Federal.

• Os bilhões do Agro

Com o FUNDEINFRA, fundo abastecido pela taxa do Agro, Caiado abriu caminho para repassar bilhões a uma única organização social civil, o IFAG, que distribui contratos de obras sem licitação tradicional.

É o mesmo modelo, denunciado pelo prefeito de Pires do Rio dia desses, com obra superfaturada, e investigado em Rio Verde, denunciado por dez promotores de Justiça.

Esquema contestado pela Advocacia-Geral da União (AGU), pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Ministério Público de Goiás.

• Necropolítica como cortina

Enquanto o Tesouro é cercado por leis sob medida, Caiado mantém a imagem do “governador de pulso firme” com operações midiáticas e o uso político da violência policial, transformando a necropolítica em vitrine de governo.

O mesmo padrão: jaguncismo, força, imposição do medo e grilagem.

• Querem quebrar o Estado

A construção do Hospital do Câncer (Cora) tornou-se o emblema dessa política. Obra de R$ 300 milhões, que custou R$ 2,4 bilhões repassados para uma organização social civil de Saúde, que não é construtora, ligada a um aliado histórico de Caiado, que gastou a grana como quis.

É a mesma jogada em todos os setores. Querem quebrar o Estado e lá na frente a conta vai chegar: povo pobre, grileiros (OSs) bilionários.

Quem vai parar Caiado?

Cristiano Silva
Editor

Artigos relacionados

Opinião

Cale a boca, jornalista! Não vão me calar. Não adianta. Como disse Fábio Escobar: “só matando”

• Só me matando, Caiado Três agentes da Polícia Militar, servidores da...

Opinião

Agora as lágrimas são do Vila e não suas. Descanse em paz, amigo JK

Recebi neste domingo (22) a notícia da morte do meu querido amigo...

Opinião

Daniel Vilela faz acusação grave contra Ana Paula Rezende e agora precisa provar o que disse

• Calúnia e difamação? Daniel Vilela (MDB) passou quatro fazendo curso de...