segunda-feira , 22 junho 2026
Notícias

Enquanto o povo tem a “Taxa do Lixo”, Prefeitura de Goiânia quer regulamentar isenção de impostos para times de futebol profissional da capital

Contraste

• Enquanto a população de Goiânia passou a pagar a chamada “taxa do lixo” desde julho de 2025 e convive com crise na saúde e problemas estruturais, a gestão do prefeito Sandro Mabel prepara um projeto para regulamentar isenção de impostos a clubes de futebol profissional da capital.

Benefício fiscal

• A Prefeitura de Goiânia pretende enviar à Câmara Municipal de Goiânia um projeto para disciplinar a isenção de IPTU e ISS a clubes como Goiás, Vila Nova e Atlético Goianiense.

• Segundo o secretário da Fazenda, Valdivino Oliveira, a proposta detalhará quais imóveis e atividades estariam livres de tributação e quais contrapartidas seriam exigidas.

Patrocínio e dívidas

• A discussão ocorre na meama semana ao anúncio de repasse de R$ 6 milhões aos clubes em forma de patrocínio institucional.

• Nos bastidores, estima-se que as dívidas acumuladas de IPTU e ISS possam ultrapassar R$ 40 milhões.

• A proposta pode redefinir o que é considerado tributável e impactar débitos já lançados, com possibilidade de redução significativa dos valores. O presidente da Câmara, Romário Policarpo, segundo o jornal O Popular, acredita que a dívida pode cair para R$ 40 milhões.

Articulação política

• Romário Policarpo e Valdivino de Oliveira possuem vínculos com clubes da capital, Vila Nova e Atlético, respectivamente.

• A regulamentação deve ser discutida após o Carnaval, quando o Legislativo retoma as sessões plenárias.

Destaques

Artigos relacionados

Notícias

Supermercados vencem nova etapa na Justiça e seguem autorizados a funcionar o dia todo aos domingos e feriados em Goiás

• Supermercados seguem liberados O Tribunal Regional do Trabalho manteve a liminar...

Notícias

Joviânia elege novo prefeito depois de cassação por compra de votos

• Joviânia escolhe novo prefeito Os eleitores de Joviânia, na região sul...

Notícias

Morre aos 86 anos em Goiânia o jornalista Fernando Campos, referência do automobilismo em Goiás

• Jornalismo goiano perde Fernando Campos Morreu nesta segunda-feira (22), em Goiânia,...