• Projeto foi apresentado em Brasília
O trabalho educativo “Capitão Latinha e sua turma em busca da fonte recicladora da juventude” foi apresentado na última semana no Ministério da Educação. Representantes da Editora Paz estiveram em Brasília para mostrar o livro paradidático e a proposta pedagógica que inclui também uma peça teatral de aproximadamente 50 minutos voltada ao público escolar.
• Material foi elogiado pela coordenação de educação ambiental
Durante a apresentação, a coordenadora-geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade do ministério, Viviane Vazzi Pedro, avaliou o projeto como um importante instrumento pedagógico.
Segundo ela, trata-se de “um material complementar, paradidático, urgente e necessário no trabalho de sustentabilidade nas escolas”, destacando o potencial do projeto para apoiar educadores na formação ambiental dos estudantes.
• Educação ambiental como ferramenta de cidadania
A proposta do Capitão Latinha trabalha conceitos de sustentabilidade de forma lúdica e educativa. O material aborda temas como reciclagem, descarte correto de resíduos e responsabilidade ambiental.
O descarte inadequado de resíduos, tanto orgânicos quanto inorgânicos, compromete a saúde pública e o equilíbrio ambiental, provocando impactos negativos nos ecossistemas e na biodiversidade. Por isso, a educação ambiental tem papel essencial na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
• Livro e teatro levam conhecimento de forma lúdica
No projeto, o personagem Capitão Latinha e sua turma utilizam histórias, aventuras e atividades educativas para ensinar crianças sobre reciclagem, preservação do meio ambiente e também sobre a importância do combate à dengue.
A iniciativa une literatura, teatro e educação ambiental para despertar o interesse dos alunos e transformar o aprendizado em uma experiência marcante, que pode influenciar hábitos sustentáveis ao longo da vida.

















