• Buscas e tornozeleira
A deputada federal Gorete Pereira (MDB-CE), de 74 anos, foi alvo de busca e apreensão e teve o uso de tornozeleira eletrônica determinado pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A medida integra um desdobramento da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de cobranças indevidas em aposentadorias e pensões do INSS.
• Descontos sem autorização
As investigações apontam que entidades associativas realizavam descontos automáticos nos benefícios de aposentados, muitas vezes sem autorização clara dos beneficiários. Segundo a apuração, a deputada teria ligação com uma dessas entidades investigadas.
• Transações suspeitas
De acordo com os investigadores, Gorete Pereira recebeu procuração da Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional (Aapen) e teria realizado movimentações financeiras consideradas suspeitas. Os valores identificados chegam a cerca de R$ 245 mil, em operações realizadas entre os anos de 2018 e 2023.
• Prisões
Durante a operação realizada nesta terça-feira (17), duas pessoas foram presas: o empresário Natjo de Lima Pinheiro, apontado como gestor de associações envolvidas, e a advogada Cecília Rodrigues Mota.
Segundo a investigação, eles atuavam com apoio de “testas de ferro” para movimentar os recursos e ocultar a origem dos valores.

















