• O crime mudou, mas parte da estratégia policial continua no passado
O dinheiro saiu da carteira e foi para o celular. As compras passaram a ser feitas por aplicativos, o PIX revolucionou as transações financeiras e praticamente toda a vida econômica migrou para o ambiente digital. O crime acompanhou essa transformação. Os criminosos também. O problema é que parte da estratégia da segurança pública do governo Caiado/Daniel Vilela ainda vivem nos tempos dos “cangaços” e parece ter parado no tempo — ou pior, dado marcha à ré.
• Os números mostram onde está o verdadeiro campo de batalha
O 20º Anuário Brasileiro de Segurança Pública revela que Goiás alcançou números recordes de estelionato do país. Em 2024 foram registrados 79.105 casos. Em 2025, o número subiu para 79.850 ocorrências. A taxa alcançou 1.075,6 registros por 100 mil habitantes, acima da média nacional de 1.059,4. Está claro que o verdadeiro campo de batalha da segurança pública hoje é o ambiente virtual, e não no tempo do novo cangaço.
• Enquanto isso, seguem os espetáculos
Em vez de concentrar inteligência, tecnologia e efetivo no combate aos crimes digitais, o governo insiste em divulgar operações cenográficas nas cidades do interior, com simulações de ataques a bancos, comboios policiais, helicópteros, explosões e demonstrações que rendem belas imagens para as redes sociais.
O problema é que os criminosos que realmente estão tirando dinheiro dos goianos sequer precisam sair de casa. Eles agem por telefone, aplicativos de mensagens, redes sociais e plataformas digitais.
• Daniel Vilela não dá conta
É evidente que treinamentos são importantes. Nenhuma corporação pode abrir mão da preparação. Mas não precisa ser em época de campanha eleitoral, sabendo que o candidato do governo diz ser herdeiro da estrela de “xerife” de um ex-governador que saiu dos gibis e propagandas.
Hoje, milhares de goianos perdem dinheiro diariamente em golpes eletrônicos, fraudes bancárias, falsas centrais de atendimento, perfis clonados, falsas vendas e estelionatos pela internet. É nesse ambiente que inteligência, investigação e tecnologia precisam ser fortalecidas.
Se a prioridade continuar sendo produzir imagens de operações cinematográficas enquanto os golpistas dominam o mundo virtual, talvez seja mais coerente o governo Daniel Vilela distribuir cavalos aos policiais e transformar esses treinamentos em um grande filme de faroeste.
Cristiano Silva
Editor


















