• Quem quer dinheiro?
A revista Veja desta sexta-feira (9) publicou áudios e documentos atribuídos a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, nos quais o banqueiro afirma ter destinado R$ 30 milhões em dinheiro vivo para um documentário sobre Lula, mas sem apresentar provas do repasse do dinheiro.
• Relato chegou PGR
As informações constavam de um anexo apresentado à Procuradoria-Geral da República (PGR) durante a segunda tentativa de acordo de colaboração premiada de Vorcaro, em junho de 2026. A proposta não foi aceita pela PGR, que considerou insuficientes as provas apresentadas.
• Filme de Lula
Segundo Vorcaro, os pagamentos teriam sido negociados com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e envolveriam o Instituto Lula, dirigido por Paulo Okamotto. O dinheiro seria destinado a despesas de um documentário dirigido pelo cineasta Oliver Stone. Os supostos repasses não foram comprovados.
• Bolsonaro também aparece
No áudio divulgado, Vorcaro também fala sobre o financiamento de Dark Horse, filme sobre Jair Bolsonaro. Ao comparar as produções, afirma que o pagamento relacionado a Lula teria ocorrido por fora, enquanto o de Bolsonaro seria um patrocínio convencional.
Mensagens anteriormente divulgadas pela revista mostram Flávio Bolsonaro cobrando a liberação de recursos para Dark Horse. A publicação relata que o financiamento do filme envolveu mais de R$ 60 milhões atribuídos a Vorcaro. O caso é investigado pela Polícia Federal.


















