quarta-feira , 25 dezembro 2024
GoiâniaGoiás

DM indica possível sonegação de impostos na “farra” da verba indenizatória

Levantamento publicado pelo jornal Diário da Manhã, nesta segunda-feira, revela que a maioria dos deputados estaduais beneficiados pela verba indenizatória apresenta gastos elevados com consultorias, pesquisas e estudos técnicos, além de serviços de divulgação, serviços de gráfica, refeições, combustíveis e alugueis.

Ocorre que todos esses itens são passíveis de tributação, alguns deles, inclusive, através da emissão de nota fiscal eletrônica, criada justamente para evitar sonegação.

Impostos municipais, como o ISSQN, incidem sobre divulgação, material gráfico, pesquisas, consultorias e estudos técnicos. Caso o prestador seja pessoa física, sobre o recibo deverão ser lançados o Imposto de Renda e a contribuição previdenciária, caso também dos alugueis, que devem ser declarados à Receita Federal.

Tudo indica que nada disso está acontecendo com as despesas da verba indenizatória dos 41 deputados estaduais.

Diz o DM: “É interessante observar que os itens que carregam o maior peso nos gastos dos parlamentares são ‘pesquisas, consultorias e estudos técnicos’. Como se constata na Assembleia, os deputados goianos devem ser os que mais dispõem de respaldo técnico, em todo o país: mesmo na ausência de sessões, em janeiro, eles consumiram mais de R$ 160 mil reais com as tais ‘pesquisas consultorias e estudos técnicos’. Esses serviços pagam impostos, mas será que esses impostos estão sendo pagos pela Assembleia ou pelos deputados? Será que existem as notas fiscais?”

Artigos relacionados

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...