quarta-feira , 27 novembro 2024
Goiás

Em meio a epidemia recorde de dengue, Oloares diz que secretário Leonardo Vilela “precisa acordar”

A escalada no número de casos de dengue em Goiás foi destaque no programa Balanço Geral desta quinta-feira, apresentado pelo jornalista Oloares Ferreira na TV Record. Oloares afirmou que o secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, “precisa acordar”. Já faz algum tempo que o jornalista cobra também providências imediatas para inauguração do Hospital de Urgências da Região Noroeste de Goiânia (Hugo 2).

De acordo com o boletim epidemiológico referente à semana 17 de 2015 (04/01 a 02/05), já são 98.687 casos confirmados da doença. Goiás é o segundo estado com maior incidência de dengue no Brasil. São 968,9 casos por 100 mil habitantes, ficando atrás apenas do Acre, que registrou 1.064,8, e superando o Estado mais populoso do país: São Paulo registrou o índice de 911,9 casos da doença.

Os dados são do boletim epidemiológico da dengue, divulgado pelo Ministério da Saúde, e indicam que a epidemia em Goiás pode ultrapassar a de 2013. Aquele ano registrou a pior epidemia da história, com 163.808 casos da doença.

A informação está em O Popular, na edição da última terça-feira. Para piorar, quando comparado com outros Estados da região Centro-Oeste, a diferença fica ainda mais evidente. Mato Grosso do Sul, o segundo da região com maior incidência, registrou 462,8 por 100 mil habitantes – número 52.2% menor que em Goiás. Com Mato Grosso a diferença é ainda maior, atinge 79,4% (são 119,5/100 mil). Enquanto no Distrito Federal chega aos 86%, por lá são 125,4 casos de dengue por 100 mil habitantes – completa O Popular.

Também segundo O Popular, as Secretarias estadual e municipal de Saúde definiram quem é culpado pela epidemia de dengue que assola Goiás: a chuva.

Isso mesmo, leitor. O jornal diz que “o clima goiano é apontado pela secretarias de Saúde do Estado e do município de Goiânia com culpado pela vice-liderança dos números de dengue por habitante no Brasil.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....