A secretária de Educação e Cultura, Raquel Teixeira, anunciou nesta terça-feira que o painel criado pelo grupo Bicicleta sem Freio para o Festival Bananada será retirado do Centro Cultural Oscar Niemeyer, conforme havia sido previamente combinado entre o Governo do Estado e os responsáveis pela intervenção.
A decisão foi comunicada depois de protestos da família de Oscar Niemeyer, que consideraram que o painel violou o projeto original do arquiteto. Em entrevista ao jornal O Popular nesta quarta-feira, Carlos Ricardo Niemeyer classifica a intervenção como “descabida” e disse que, se o arquiteto estivesse vivo para testemunhar o painel “não concordaria com ele”.
“Trabalhei muito neste projeto. Gostaria de ter sido pelo menos consultado”, lamenta o arquiteto João Niemeyer, que concebeu os traços do Centro Cultural em parceria com Oscar. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) também se posicionou a favor da retirada do painel. Organizadores do Bananada e os integrantes do Bicicleta sem Freio não participaram da reunião.
[vejatambem artigos=”46024,46006,45994,29415″]