Em artigo publicado no site noticioso Diário da Goiás, o jornalista Paullo Di Castro faz uma análise da trajetória do empresário Vanderlan Cardoso na política e conclui que ele vem “amargando derrotas duras” e não tem tido “uma vida fácil”.
Paullo Di Castro lembra o vaivem de Vanderlan, que já esteve em vários partidos e também ao lado de inúmeras lideranças políticas, com as quais acaba rompendo – ele cita nominalmente Jorcelino Braga, Ronaldo Caiado e agora Misael Oliveira como ex-aliados do milionário de Senador Canedo, que hoje está em fase de beijos e abraços com a senadora Lúcia Vânia.
O jornalista acredita que Vanderlan cometeu dois grandes erros: primeiro, acreditou que “a sua suposta boa administração em Senador Canedo seria suficiente para as suas duas candidaturas fracassadas ao governo do Estado”; e segundo, esqueceu que “dinheiro é decisivo na política, mas precisa ser acompanhado de história, carisma e boa articulação”.
Finalmente, Paullo Di Castro anota que Vanderlan tem obsessão em se transformar em “cacique” da política em Goiás e por isso só aceita aliados e só fica em partidos onde pode exercer o papel de “comandante”. Com a presença de Lúcia Vânia no PSB, ele corre um grande risco, já que a senadora é figura bem maior do que ele e tende a dominar o partido.