As surpreendentes mudanças no secretariado do governador Marconi Perillo fortaleceram os nomes do vice-governador José Eliton e do deputado federal Thiago Peixoto para a chapa que vai representar a base aliada nas eleições de 2018.
Já há tempos que, em conversas reservadas, Marconi vinha registrando que os seus dois melhores auxiliares seriam José Eliton na Secretaria de Desenvolvimento e Thiago Peixoto na Secretaria de Gestão e Planejamento. Além de mostrar competência administrativa e sensibilidade política, também produziram as novidades que o governo apresentou – programas como o Goiás Competitivo e o Inova Goiás – e se postavam frente na linha de vanguarda quando se tratava de defender tanto o governador quanto a administração.
A “promoção” dos dois, Eliton para a pasta da Segurança e Thiago para a do Desenvolvimento, consolida essa visão positiva e sugere, pela visibilidade ampliada a eles concedida, que a chapa para disputar a eleição de 2018 pode estar pronta – ou seja, Marconi acabou aproveitando um momento de crise para tirar a oportunidade de alavancar o projeto da sua própria sucessão.