A inauguração do Credeq de Aparecida de Goiânia, na quinta-feira (23), teve um episódio curioso que deixou constrangido o prefeito Maguito Vilela (PMDB). Na hora dos discursos, o ex-prefeito Freud de Melo, liderança conhecida em Aparecida, pediu a palavra.
Para surpresa do grande público presente, Freud começou a fazer críticas pesadas a Maguito. Disse que o peemedebista espalha em Aparecida que foi ele próprio o idealizador do Credeq e que Maguito ainda costuma falar mal de Marconi pelas costas.
Educado, o governador quis contemporizar e ajudar Maguito, mas Freud continuou o ataque. Freud de Melo afirmou que Maguito cometeu a “maior desgraça de Goiás” ao vender a usina de Cachoeira Dourada quando era governador, lá nos anos 1990.
Historiadores e especialistas sempre apontam a venda de Cachoeira Dourada como fator crucial para o começo da decadência financeira da Celg. Sem a usina, a empresa goiana passou a ter que comprar energia com preço até três vezes maiores que o praticado no mercado à época.
Os quase US$ 1 bilhão de dólares que o governo de Goiás recebeu pela venda da Celg poderiam ter iniciado uma revolução na economia goiana. Mas, os recursos desapareceram pulverizados em gastos que nem o próprio Maguito nunca soube explicar.
Veja o desabafo de Freud: