terça-feira , 22 abril 2025
Goiânia

Vereadores acusam o CODESE de não representar a sociedade civil, e sim o setor imobiliário: todos os principais dirigentes do conselho são da construção civil e incorporação de imóveis

O que era esperado como uma grande festa para esta sexta-feira, quando, em um evento na a sede da Federação das indústrias do Estado de Goiás (Fieg), será assinado um convênio de colaboração entre a Prefeitura de Goiânia e o CODESE – Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia, pode acabar como um fiasco.

É que o CODESE, que se auto-intitula como defensor dos interesses da sociedade civil na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento de Goiânia, está sendo acusado por um grupo de pelo menos 13 vereadores de se alinhar apenas com os interesses do setor imobiliário – principalmente com vistas às discussões sobre o novo plano diretor da cidade, em 2017.

Parece haver fundamento nessa acusação. Para começo de conversa, o próprio site do CODESE admite que o órgão é “impulsionado pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-GO) e o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi-GO)” – ou seja, basicamente por entidades que cuidam dos interesses das construtores e incorporadoras de imóveis que atuam em Goiânia.

Não à toa, o CODESE se estrutura em várias câmaras temáticas, a maioria delas dirigidas por nomes ostensivamente ligados ao setor imobiliário.

Estranhamente, o CODESE – que se auto-investe no papel de debatedor das políticas públicas para a capital que são, maciçamente, de responsabilidade da Prefeitura de Goiânia – aclamou Iris Rezende, assim que foi eleito no ano passado, como seu presidente de honra. Isso, liminarmente, esvazia qualquer posicionamento do órgão supostamente em defesa da sociedade civil nas questões que dizem respeito à ação da prefeitura.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás violento: filho com problemas psiquiátricos mata mãe a facadas

Goiânia Um homem, que não teve o nome divulgado, matou a própria...

Goiânia

Indústria das multas de Mabel preocupa motoristas de app em Goiânia: “Estão destruindo nosso trabalho”

Insegurança e medo A criação de uma verdadeira indústria das multas, gerida...

Goiânia

Mabel cobra empresários sobre o lixo, mas ignora o caos nos cemitérios públicos de Goiânia

Descaso Enquanto o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, protagoniza confrontos públicos e...