A edição deste sábado do jornal O Popular revela que o prefeito Iris Rezende (PMDB) deu ordem para novo arboricídio em Goiânia. 141 árvores do canteiro central da Avenida 4a. Radial já começaram a ser cortadas para a continuidade das obras do Bus Rapid Transit (BRT), apesar dos apelos da população e de especialistas para que o projeto fosse revisto, de modo a não agredir o meio ambiente da Capital.
A reportagem afirma que o extermínio de árvores virou assunto das conversas e reclamações de pessoas que moram ou trabalham perto da avenida. O empresário Lubenito Pereira Martins, 56, afirmou à jornalista Cristiane Lima: “A gente entende que tem que ter avanço, melhorar o trânsito e o transporte, mas a falta que essas árvores vão fazer aqui é incalculável”.
Além do imenso dano ambiental, a obra tocada nas coxas irrita os comerciantes da avenida 4a. Radial, que reclamam da falta de diálogo da prefeitura. “Não fomos avisados do início das obras, Se a gente tivesse recebido um panfleto, uma informação antecipada, poderia adiantar a situação para nossos clientes e pediríamos menos mercadorias. Agora temos duplicatas para serem pagas e não sei se terei clientes para atender durante a obra. O cliente vai evitar essa avenida por causa dos transtornos e o estoque está cheio”.