segunda-feira , 25 novembro 2024
Goiás

Minaçu pode virar “cidade fantasma” após decisão do STF que bane amianto do País

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de banir o uso do amianto no Brasil representa um duro golpe na economia de Minaçu, município da região Norte de Goiás que baseia a sua economia na exploração do mineral, cujo potencial cancerígeno já foi cientificamente provado.

Vivem em Minaçu cerca de 30 mil pessoas. “A cidade nasceu com o amianto e sumirá junto com ele”, diz reportagem publicada pela revista Carta Capital em 2013. Aproximadamente 70% dos impostos que a prefeitura arrecada são oriundos da exploração mineral. Os números impressionam: das minas locais saem mais de 300 mil toneladas por ano, 13% de toda a produção mundial. É o terceiro maior pólo produtor de amianto crisotila do mundo, atrás da Rússia (campeã) e do Canadá.

A Sama, que comanda a exploração do minério, instalou-se no município no começo da década de 70, quando a reserva mineral foi descoberta. Trabalham nas minas quase mil funcionários e há, vinculados a ela, 400 prestadores de serviço. O sindicato dos trabalhadores de amianto de Minaçu afirma que este setor emprega 5500 trabalhadores no município e garante a sobrevivência de 20 mil pessoas. Estima-se que, com a decisão do STF, 70% dos moradores podem deixar o município.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....